quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Desaparecido Para Sempre (resenha)

Desaparecido Para Sempre
Autoria: Harlan Coben
Editora: Sextante
Nota: 5 estrelas
Sinopse: Will Klein, quando garoto, tinha um herói: seu irmão Ken. Eis que um dia, uma garota da vizinhança (ex-namorada de Will) é estuprada e brutalmente assassinada. E o pior: Ken é considerado o principal suspeito. Ken desaparece sem deixar pistas. Para aumentar ainda mais a tensão na vida de Will, sua namorada também desaparece. Além disso, alguém parece querer manter certos fatos sob sigilo a todo custo... O autor conduz o leitor às mais ardilosas viradas na trama. Um mistério que vai levá-lo ao mais surpreendente desfecho; um suspense que mostra a busca pelo assassino, pela vítima, pela verdade.

Avaliação: Gente, sinto como se tivesse cometido uma traição! Já fiz resenha de vários livros aqui no blog, mas nunca resenhei nenhum do meu autor de gênero policial favorito; Harlan Coben. Então decidi reparar esse erro e comentar aqui sobre o meu preferido dele; desaparecido para sempre. Talvez seja meu favorito por ser o melhor até agora (e olha que já li 9 títulos do Harlan) ou por ter sido o primeiro. Mas não importa o motivo, desaparecido para sempre é viciante e surpreendente. 

Como foi o primeiro livro que li do autor, foi a primeira vez que deparei-me com uma estrutura de narração do gênero policial onde se tem três histórias aparentemente sem nenhuma ligação, até culminar com as três se entrelaçando de tal forma que te deixa de boca aberta. Ou pelo menos, foi o que aconteceu comigo. E eu amei com todas as forças! Acredito que foi o destino que me atraiu para esse livro. Porque lá estava eu (Sim, irei contar brevemente minha história de amor com este título) nas lojas Americanas com a minha avó, só batendo perna, sem nenhuma pretensão de querer alguma coisa, que dirá comprar, quando eu vejo um livro com uma capa bem mais ou menos com um título que me chamou atenção, de um autor que eu nunca tinha ouvido falar. Peguei para ler a sinopse e pronto! Minha avó percebeu meu interesse e resolveu comprar. Bendito seja este dia! Até hoje não sei direito o que me fez prestar atenção e o que me atraiu tanto no livro, só sei que foi amor a primeira vista. E depois de ler... se desaparecido para sempre fosse um homem, eu casava! 

Mas voltando ao foco... o enredo é o seguinte; Will Klein tinha um irmão, Ken. Um belo dia (não tão belo) uma garota da vizinhança é estuprada e assassinada. Ken torna-se o principal suspeito. Pra piorar ainda mais a situação, Ken desaparece. Vários anos depois, com todo mundo achando que Ken provavelmente está morto, com Will tocando a vida, namorando e tudo mais, a namorada de Will desaparece e se não me falha a memória, Will começa a desconfiar que talvez Ken não esteja morto, pois sua mãe, pouco antes de morrer disse que ele ainda estava vivo. Longe dessa trama principal, há duas outras que eu sinceramente não me recordo, só sei que aparentemente não tem a menor relação com Will Klein e seu drama.

Temos um personagem bem curioso, o Fantasma, cuja história irá se revelando aos poucos. Lembro dele, pois eu me senti muito intrigada com seu jeito de agir, com as suas ideias. 

A escrita do Harlan é eletrizante, viciante, simples, objetiva e certeira. Te tira o fôlego e te faz querer atropelar as palavras para descobrir o que irá acontecer a seguir. Só Deus sabe a agonia que eu senti ao acompanhar Will em todo seu desespero. Até hoje ele é um dos personagens do autor que eu mais amo. Para um protagonista, ele era bonzinho, mas esperto e duro na queda. Outro personagem que me marcou foi o Square, que ajuda Will a encontrar respostas.

Quanto mais eu lia, mais eu mergulhava no suspense. Mais unhas eu roía, mais sono eu perdia. E quando eu pensei que tudo tinha se esclarecido da forma mais surpreendente possível, de um jeito que eu jamais teria imaginado, Harlan vem e na ultima página dá uma revira-volta que eu não esperava. Lembro que quando eu terminei, fiquei pensando um tempão "que foda, que foda, que foda". Acho que de desfechos surpreendentes, os que mais me marcaram foi desaparecido para sempre e clube da luta

E vale comentar um aspecto que se repente em todos os livros do Harlan, é que ele não omite fatos ou detalhes para que o leitor não descubra o final, como alguns autores do gênero fazem. Ele expõe tudo. Algumas vezes de modo tão sutil e outras de forma escancarada. Mas ao final, você se surpreende não só pelo que descobre, mas também por perceber que todos os elementos para que você desvendasse o mistério estavam todos ali e você não se tocou. 

Depois de tudo isso, preciso mesmo falar o quanto recomendo? O quanto sou fã do meu carequinha, o mestre das noites em claro? Um dia ainda dou um beijo na careca do Harlan. 

Como faz muito tempo que li, não lembro mais se tinha erros de digitação, mas a diagramação é simples e boa. A capa... Não acho grande coisa. 

Por: Mar.

6 comentários:

  1. Tb nao achei grandes coisas a capa não.
    Nunca li nada do autor w comfesso q estou com muita vontade de ler algo dele!
    www.facebook.com/foreverabookaholic
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia sim! Duvido que se arrependa. Harlan é demais!
      Mar.

      Excluir
  2. Tbm foi o meu primeiro do Harlan! <3
    Mas não conseguiu se manter como favorito por muito tempo não, pq chegou Não Conte a Ninguém pra roubar seu lugar! Tbm amo todos do autor, mas acho que meu personagem favorito é o Myron! O sarcasmo dele é simplesmente genial e ele toma achocolatado! hahahahahaha
    A minha única raiva é a Sextante não estar lançando a série Myron Bolitar na ordem certa! Que vontade bater! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu li não conte a ninguém ou confie em mim logo depois de desaparecido para sempre. Mesmo tendo amado, não roubou o lugar de desaparecido para sempre haha.
      Myron tá me conquistando aos poucos. Só não curto aquela namorada dele. Muito perfeitinha pro meu gosto... sei lá, não me desce.
      Me identifico muito com a parte do achocolatado kkkk tbm amo!
      Ah, pois é, detesto isso! Mas eu leio na ordem. Já li os três primeiros ou dois primeiros livros do Myron. Não vou ler os lá do final antes da editora lançar os que vem a seguir, os do começo. Quero ler tudo na ordem.
      Mar.

      Excluir
    2. Que que custa lançar na ordem, né?? Não entendo isso! Eu comprei Alta Tensão sem saber que era o último da série e tá lá na estante mofando, esperando sairem os outros pra eu ler! Tbm não gosto de não ler na ordem, mesmo quando são estórias fechadas em cada livro. u.u
      PS: Super me identifico com o Myron e seu achocolatado, principalmente pq muitas pessoas acham que já passei da idade! :P

      Excluir
    3. Custa nada né? Amo a editora, mas ela não foi feliz na escolha para a ordem de lançamento dos livros ):
      Eu pesquisei antes de comprar os livros da série do myron. Tô doida pra ler os do Mickey (acho que é assim) Bolitar, mas eu queria terminar a série do myron primeiro...
      ps: é, sempre me zoam pq pra todo canto que eu vou, me preocupo se terá achocolatado KKK fico morta de feliz quando tem.
      Mar

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...