domingo, 15 de dezembro de 2013

Boys Before Flowers (resenha)


Sinopse: Jan Di é uma garota comum e de origem humilde que mora com seus pais e seu irmão mais novo, ela trabalha ajudando seu pai na tinturaria da família fazendo as entregas das roupas dos clientes. Não é uma garota rebelde e nem gosta de criar confusões, mas quando é para ajudar seus amigos ou não deixar que a humilhem, faz o que é preciso pra se defender. Certo dia, enquanto levava a roupa de um estudante da Escola Shinhwa, considerada a melhor do país, ela sem querer o salva do suicídio, sem saber o porquê dele querer suicidar-se. Por tal ato ela ganha uma bolsa de estudos nessa mesma escola, algo que ninguém nunca havia imaginado antes, já que é uma escola de elite e apenas para a nata da sociedade. De início ela não aceita a proposta para frequentar tal escola, mas pela pressão da família ela acaba cedendo, sem saber o que lhe espera. Nessa escola tem um grupo de 4 jovens que são chamados de F4 (Flower Four), que tem o respeito de todos os estudantes da escola e mandam e desmandam lá dentro. Para ajudar uma amiga, ela enfrenta o líder do grupo, Gu Jun Pyo, sem pensar duas vezes, e esse, revoltado por tal insolência, faz sua vida impossível dentro da escola. Mas ela não desiste e sempre acaba o ridicularizando. Com o passar do tempo ele percebe que é apaixonado por ela, porém Jan Di começa a sentir algo mais por outro membro do F4, Yoon Ji Hoo, um rapaz frio e fechado, mas que aos poucos, por causa dela, começa a se abrir ao exterior e ao amor, tornando-se rival do seu amigo Gu Jun Pyo.
fonte: wikipedia

Avaliação: Acredito que Boys Before Flowers seja um dos doramas mais conhecidos para quem gosta e está por dentro das novelas asiáticas. É quase um clássico (exagero meu, eu sei). Por isso, é bem difícil escrever sobre BBF sem surtar, sem esquecer das coisas. Mas tentarei. Não pretendo entregar nada sobre o enredo, quero descrever mais sobre os personagens e seus relacionamentos.

Começo dizendo que mesmo não estando entre os meus cinco doramas favoritos, Boys Before Flowers tem um lugarzinho especial no meu coração por alguns motivos que acabarei citando no decorrer do texto.


Para que entendam o primeiro motivo, contarei um pouco da minha trajetória. Eu era do tipo que torcia o nariz quando alguém dizia que gostava de assistir novelas e filmes asiáticos. Na minha cabeça, era algo bizarro e sem graça. Até que em uma viagem de amigos, como sempre acontece na parte da tarde, nós estávamos morgados e sem nada pra fazer. Nesse momento, uma amiga resolve que nós deveríamos assistir um filme coreano. E para a minha surpresa, eu amei. A partir de então, assisti outro filme e mais uns três doramas com o mesmo ator principal; Jang Geun Suk. Quando não havia mais nada para assistir dele que eu conseguisse encontrar na internet, minha amiga me indicou Boys Before Flowers. Eu já tinha visto em vários blogs posts e comentários sobre esse dorama, mas nunca me interessei em assistir, pois enquanto todos diziam que os F4 (é só uma sigla para denominar os quatro mais poderosos da escola) eram lindos, eu achava todos feios por foto. Mesmo assim, dei uma chance. E não me arrependo. Agradeço a todos que me incentivaram a dar uma chance, pois foi o dorama que me abriu as portas para outros tipos de histórias, de personagens e de protagonistas. Me desprendi mais do Suk, abri meus horizontes, consigo assistir k-dramas com outros atores e admirar outros atores também. E se antes O Suk era meu ator favorito, hoje é o Lee Min Ho, protagonista de BBF.

Foi o primeiro dorama que me viciou desde o primeiro episódio. Amei a protagonista, Jan Di (mesmo que muitos a achem irritante) e logo no início, na cena em que o Ji Hoo (Hyun Joong) aparece tocando violino, eu me apaixonei. Por mais que eu ainda achasse que ele tivesse um rosto estranho, acabei me acostumando e decidi que ele era lindo e maravilhoso. E eu me peguei indignada pois sabia que o casal principal não era Jan Di e Ji Hoo, mesmo que eu torcesse por eles, a história deles nunca ia dar certo (Não considerem isso spoiler, por favor. BBF é um dorama previsível).Teve toda aquela apresentação dos F4 e, além da minha indignação por saber que o Ji Hoo não ficaria com a Jan Di, assim que eu vi o So Yi Jung (Kim Bum), eu desejei fervorosamente que ele fosse o protagonista, mas sabia que ele não era. Sendo que ele era o mais lindo pra mim. A coisinha mais fofa que Deus já criou. Acho que já deu pra notar que, embora eu tenha me viciado no primeiro episódio, eu não estava nada feliz com o Lee Min Ho ser o protagonista, né? Até o Woo Bin (Kim Joon) eu aceitaria como protagonista, menos o Min Ho. Eis que o primeiro episódio termina com a entrada triunfal dos F4 na escola. Eis que eu dou uma boa olhada no líder dos F4. Eis que eu vejo um charme que os outros não possuem. Eis que meu coração dá uma acelerada. Assim começa, como uma leve brisa, minha história de amor e devoção ao Lee Min Ho.


Geum Jan Di é a típica protagonista pobre e honesta que acaba tendo que conviver no covil dos ricos, mimados e arrogantes. A diferença dela para as demais protagonistas pobres e honestas, é que ela não tem uma personalidade fofa e afável. Ela tem atitude, ela é agressiva e grita ao ponto de deixar qualquer um surdo. Por ela ter salvo um aluno de suicídio da melhor escola da Coréia, ela ganha uma bolsa de estudos e passa a frequentar um ambiente totalmente diferente do que está acostumada. Nisso, ela acaba tendo problemas com os quatro garotos mais ricos e poderosos da escola; os F4, cujo líder é nada mais, nada menos que Gu Jun Pyo (Lee Min Ho). Pra piorar, ela se mete em problemas justamente com o Jun Pyo, que começa a fazer de tudo para infernizar a vida da menina. Mas ela nunca desiste, nunca abaixa a cabeça diante das humilhações e enfrenta o Jun Pyo de frente. E como uma boa história de amor, Jun Pyo se apaixona por ela. Mas ela se apaixona pelo introspectivo, fofo e lindo, Ji Hoo. É, rola essa história de triangulo amoroso, mas não é um triangulo que incomode. Não senti muito o peso do clichê com relação ao triangulo amoroso. Até porque, Ji Hoo não chega a ser o antagonista, o vilão. A maior vilã da história é a nojenta asquerosa da mãe do Jun Pyo. E basicamente, é assim que tudo começa e a história se desenvolve. São MUITOS acontecimentos, muitas cenas marcantes, muitas cenas fofas.

Com relação ao Jun Pyo é complicado dizer alguma coisa, pois me vem a cabeça o Lee Min Ho e os sentimentos ficam confusos. Mesmo eu sendo suspeita, acredito que o Jun Pyo foi um dos personagens masculinos que eu mais amei. Ele era arrogante e prepotente no inicio e praticava bullying, mas depois você descobre que no fundo, ele só precisava de amor e atenção. E por mais que ele tivesse uma personalidade difícil, foi ele quem correu atrás da Jan Di, enquanto ela não estava nem ai. Jun Pyo deixou o orgulho de lado e lutou pela garota que amava, sem nunca ter vergonha disso. E o mais legal é que ele não demorou pra admitir pra si mesmo. Em pouco tempo ele percebeu que gostava dela e foi atrás. O que acaba sendo fofo e fugindo do clichê de ter uma garota apaixonada por um cara e correndo atrás dele. 


Yi Jung era meu queridinho do dorama. Estava sempre calmo, sempre abrindo aquele sorriso feito sob medida por Deus, sempre ajudando os amigos, sempre me fazendo torcer por ele e pela Ga Eul (melhor amiga da Jan Di). Em alguns momentos, eu preferia ver o romance entre os dois acontecer, do que entre o Jun Pyo e a Jan Di. Acho que essa foi uma das coisas que me incomodou no drama. Devia ter tido mais cenas com o casal secundário.

O Woo Bin não tinha uma história só dele ali... Ele pra mim, era mais o amigo fiel. O amigo que tava sempre ali pro que der e vier. Gostava de ver, principalmente, a amizade dele com o Yi Jung.


E o que dizer do Ji Hoo? Sério, se tiver alguém que não tenha gostado do Ji Hoo, essa pessoa é LOUCA! Acho que não tem como não amá-lo. Lindo, amigo, fiel, bombeiro exclusivo da Jan Di (quem não queria um bombeiro desses?), rico, uma boa pessoa... Não era arrogante e prepotente como o Jun Pyo. Eu entendo totalmente o porquê da Jan Di ter se apaixonado pelo Ji Hoo. Eu me apaixonaria. Mas eu iria preferir o Jun Pyo também, porque homem pra mim tem que ter atitude e o Jun Pyo tinha.

A família da Jan Di era muito engraçada, a mãe interesseira, que mesmo tendo esse defeito, eu não conseguia odiá-la. O irmão da Jan Di era um fofo. A irmã do Jun Pyo que eu simplesmente amei! A governanta, a noiva do Jun Pyo, o avô do Ji Hoo, o empregado da mãe do Jun Pyo, o dono do restaurante onde a Jan Di trabalhava... São personagens demais que eu gostei.

E para quem não capitou quais os motivos do meu carinho especial por Boys Before Flowers, eu resumo agora; o primeiro que me viciou desde o primeiro episódio. O que me fez descobrir que existem outros atores lindos e bons além do Jang Geun Suk e o fato de que, Lee Min Ho virou meu ídolo coreano que eu mais amo, deixando o Suk em segundo lugar. Boys Before Flowers quebrou barreiras pra mim. Me fez abrir os olhos para um leque novo de doramas, pois eu achava que só tudo que o Suk fazia era bom e o resto dispensável. Hoje eu sou capaz de assistir doramas com outros atores, não apenas com o Suk ou com o Min Ho.

Super recomendo! Assistam! Existe também a versão japonesa e outras que eu não me recordo. 

Links para download: sakuraanimesmundinhodokpop

OST (trilha sonora): 




Ps: Boa parte da resenha eu já tinha postado em um antigo blog meu. Modifiquei apenas algumas coisas.

Por: Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...