quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Garota Exemplar (resenha)

Garota Exemplar
Autoria: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Nota: 4 estrelas. 
Sinopse: Amy Dunne desapareceu. No dia de seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.

Avaliação: Eu terminei de ler há alguns minutos (no momento em que estou digitando essa resenha) e não sei direito o que pensar. Não sei direito quantas estrelas merece. Tenho sentimentos divergentes com relação a esse livro.

Desde que Garota Exemplar foi lançado no Brasil que eu desejava comprá-lo. Mas era sempre muito caro nas livrarias e acabava surgindo outras prioridades de leitura. Com a estreia do filme, eu tive que ir atrás e consegui encontrar no Amazon por um preço muito amigo.

Criei muitas expectativas, mas por incrível que pareça, não acho que isso tenha influenciado na minha confusão de opiniões a respeito do livro. Porque no fundo, eu achei que Garota Exemplar correspondeu as expectativas. Mesmo que em vários momentos eu tenha ficado frustrada e decepcionada. Tentarei explicar direitinho o que achei. 

O livro é dividido em três partes. Amy e Nick são casados há 5 anos. Um casamento que, descobrimos estar arruinado ao lermos o ponto de vista de Nick. Nessa primeira parte, Amy desaparece de casa. Nick, seu marido, acaba tornando-se o principal suspeito. Todas as pistas apontam para ele. E pra piorar a situação, ele conta várias mentiras ao longo da investigação. A minha primeira decepção, foi que assim que Nick chega em casa e descobre a sala toda bagunçada, a porta aberta e Amy desaparecida, eu penso que já sei o que aconteceu. E na segunda parte, descubro que o que eu imaginei estava correto. Em muitos livros desse gênero, eu gosto de descobrir essas coisas, faz com que eu me sinta inteligente. Mas nesse caso, não gostei de ter sacado tão rápido, porque me senti frustrada. Eu não queria ter adivinhado! Nesse momento, achei que por conta disso, a história iria perder o brilhantismo. Mas não perdeu! Talvez a vontade da autora até fosse essa: que o leitor descobrisse logo o que tinha acontecido. Minha vontade era não parar de ler. Detestava ter que deixar o livro de lado para ir para a faculdade ou fazer algo importante. Porque por mais que na segunda parte fique claro o que aconteceu a Amy, eu ainda precisava saber o desfecho. No final das contas, era uma história bem mais complexa do que um simples resolver de mistério. Por isso eu não sei se amei ou se me decepcionei. 

Demorei pra engatar na leitura. As primeiras 100 páginas ou mais são muito paradas. Mas depois ganha um ritmo excelente, como já comentei, não queria parar de ler. Enquanto a investigação não ganha uma proporção gigante, enquanto estamos conhecendo o Nick e o relacionamento do casal pelo ponto de vista de Amy, através de seus diários, o enredo é meio monótono. De certa forma, a autora foi genial! Nick e Amy são personagens complexos e bem embasados, pois ela teve o cuidado de trabalhar isso na primeira parte. Porém, não é o tipo de história que transmite realismo. É algo que você pensa "só existe na ficção". Mas se existisse na vida real... Seria bizarro. Aí você pensa "existe muita coisa bizarra nesse mundo, então talvez não seja nada impossível de acontecer". 

O desfecho que eu tanto aguardei, que me fez querer devorar todas as palavras, foi meio... chocante. Novamente, não sei se amei ou se me decepcionei. Pois ao mesmo tempo que me surpreendeu, (e acho que finais surpreendentes são sempre positivos) não era exatamente esse tipo de final que eu queria. Aí me senti meio traída e enganada. 

Se eu puder fazer uma comparação, a autora conseguiu me fazer sentir igual aos personagens. Me fez sentir os altos e baixos, assim como os altos e baixos do casamento de Amy e Nick. Me fez sentir traída, enganada, aflita, sem saber o que sentir... Assim como o casal principal. Se essa era ou não a intenção da autora, eu não sei. Mas considero isso um ponto positivo.

"É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos de uma interminável máquina automática de personagens.
E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas.
Chegara ao ponto em que parecia que nada importava, pois não sou uma pessoa de verdade, e ninguém mais é.
Eu teria feito qualquer coisa para me sentir real novamente"
A capa é bonita (pelo menos, eu acho), as letras são boas de ler. Acho que encontrei um errinho de digitação, mas relevei. A diagramação é boa. Minha edição é a antiga. Mas também gosto da edição com a capa inspirada no filme (filme este que estou doida pra assistir).

Eu amei o livro, acho. Devo ter amado, já que não odiei e nem me foi indiferente. Acredito que as coisas que me incomodaram, não conseguiram deixar a história menos boa. Portanto, eu super recomendo! 

Por: Mar


10 comentários:

  1. Eu gostei muito do filme. Achei inteligente!
    Fiquei curiosa para ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gostou do filme, creio que vá gostar do livro (:
      Mar

      Excluir
  2. Preciso ler esse antes de ver o filme :S

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né? comprei o livro pq precisava assistir ao filme, mas não podia assistir sem ler o livro kkk
      Mar.

      Excluir
  3. Oi, Mar! Estou super curioso com esse livro, ele parece meio "menininha" mas sempre encontro opiniões super diferentes sobre ele e sua resenha é uma das promissoras, me deixando intrigado com o "Foi meio... chocante. Novamente, não sei se amei ou se me decepcionei."
    Acho que depois dessa eu preciso ler pra saber kkkkkkk

    Miguel
    Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muita curiosidade de ler esse livro. E não é uma leitura "menininha" não viu? Parece, mas não é. Tá bem longe disso haha teve uma época que eu tinha perdido o interesse em ler, por ler tantas resenhas com opiniões diferentes. Acho que quem não gostou do livro, foi pq não soube analisar direito a intenção da autora ou pq se revoltou com o final kkkk então eu super entendo quem não curtiu.
      quando voce ler, quero saber o que achou, ok? Fiquei feliz com você ter achado minha resenha promissora haha obrigada!
      Mar

      Excluir
  4. Oi Mar, esse livro foi minha primeira resenha no Blog, mas eu não consegui resenhar logo depois de ler! Como vc fez isso? Eu fiquei chocada por um bom tempo. E fiquei exatamente como vc falou...perdida, não sabia o que pensar...um sentimento estranho. Mas antes de fazer a resenha eu pensei muito e esse era realmente o objetivo da autora: o choque. O livro é muito bem construído... Geralmente a gente percebe que não é um cara falando quando o autor é mulher... Nesse caso ela baixou o Nick! hahahaha Ela montou uma trama e tanto ²³² Apesar de perturbador é "exemplar" hihi

    Beijão
    Karina

    www.livrofagia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu precisava escrever sobre o livro, antes do momento passar, sabe? Nem sempre consigo resenhar sobre uma história logo após a leitura. Mas com garota exemplar eu tinha a impressão de que se não o fizesse, ia acabar perdendo a essência do impacto que me causou.
      E ela baixou o Nick mesmo! haha
      Mar

      Excluir
  5. Meus sentimentos em relação ao livro foram quase iguais aos seus! Agora não sei se gostei do Ben Affleck como Nick. o.o
    Vou poder falar melhor depois de assistir ao filme! hehehehe

    Samara - www.infinitoslivros.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não assisti o filme kkk Mas eu bem que gostei do fato de ser o ben affleck como nick. Quando eu li, só imaginava o Ben como Nick kkk claro que já li influenciada pelo filme, mas enfim hehe
    Mar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...