quarta-feira, 30 de julho de 2014

Trilogia Jogos Vorazes (resenha)

Trilogia Jogos Vorazes
Autoria: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Nota: 4,5 estrelas
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? (Esta sinopse é do primeiro volume, mas acredito que seja a mais importante para que se entenda a premissa dos três livros, sem spoilers).

Avaliação: Pretendo falar da trilogia como um todo, ao invés de resenhar cada um dos livros. Não pretendo dar spoilers e sim falar das minhas impressões a respeito da história e dos personagens.
Sei que muita gente já leu, mas também sei que sempre existem pessoas que ainda não leram e que procuram um bom motivo para ler.

"E que a sorte esteja sempre a seu favor"

Há alguns anos, quando lançaram o primeiro filme de Jogos Vorazes no cinema, eu assisti e amei. Mas mesmo assim, não queria ler os livros. Por um simples motivo: achei a história ótima nas telonas, mas nunca senti confiança de que esse tipo de enredo iria me agradar em páginas de livro. Somente no final do ano passado eu criei interesse em comprar o box para ler a trilogia completa logo de uma vez. E me surpreendi, pois não me arrependi. Superou até as minhas expectativas.

Longe de ser uma das melhores trilogias que já li, mas acredito que dentre as história do gênero, seja das melhores (gênero pra mim: distopia para adolescentes e jovens adultos).

“A esperança é a unica coisa mais forte que o medo”

Acredito que o enredo principal todos já conhecem, certo? Uma garota que toma o lugar da irmã para enfrentar os jogos vorazes, onde dois participantes de cada distrito (um homem e uma mulher) são escolhidos num sorteio para se enfrentarem numa arena até a morte. O ultimo que restar, o sobrevivente, terá dinheiro, casa e segurança para o resto da vida. Só que não é bem assim que acontece... E aí, só lendo pra saber o desenrolar da história.

Particularmente, eu preferi o segundo volume “Em Chamas”. Mas todos os três são bons, embora o terceiro “A Esperança” eu tenha achado um pouco monótono.

"Toda revolução começa com uma faísca"

Resolvi que preciso citar alguns motivos pelos quais você deve ler toda a trilogia:

1º Motivo: O enredo é bom. A história te prende, porque você fica naquela agonia de “será que a Katniss vai sobreviver? E o Peeta? E todo mundo?”. Mesmo eu tendo assistido ao primeiro filme antes do livro, a agonia ao ler foi intensa, como se eu não soubesse o final. Foi impossível não ficar nervosa com os acontecimentos.

2º Motivo: Katniss, a protagonista, me ganhou. Não morri de amores por ela, mas sabe aquela personagem bem construída? Que até irrita em vários momentos, mas você sabe que ela tem razão pra isso? Gostei da frieza da Katniss, da sua racionalidade, da sua coragem e da sua garra. Achei que ela era bem humana, imperfeita e em muitos momentos, egoísta. Mas gostei até de quando eu não gostava dela.

3º Motivo: Peeta! O que falar dele? Perfeito! Me apaixonei totalmente por ele. O menino carismático, apaixonado e inteligente. Pra mim, foi o melhor personagem da história inteira. Por mais perfeitinho que ele fosse, ainda assim ele me pareceu tão real quanto a Katniss.

4º Motivo: O triangulo amoroso que se formou, não foi aquela coisa chata como costuma acontecer. Mas acredito que isso tenha sido graças ao enredo geral do livro, que não tinha como foco o romance. O que nos leva ao 5º motivo...

5º Motivo: O romance não era o foco! Como eu não morro de amores por livros românticos, isso foi um ponto super positivo pra mim. Existia romance? Sim! E muito fofo, por sinal. Mas ainda assim, muitas outras coisas estavam em jogo, literalmente.

6º Motivo: Todos os personagens, no geral, foram bons. Nenhum com personalidade rasa. Nem todos tiveram muito foco, mas ainda assim pareciam reais, sinceros e cativantes (alguns nem tanto, mas alguns não tinham o objetivo de serem cativantes).

7º Motivo: A temática do livro nos faz pensar e refletir, como toda boa distopia.
O que mais? Nem sei... São muitos pontos positivos. Não consigo pensar em nenhum ponto negativo. Não são os melhores livros do mundo, mas pra quem procura uma boa história pra se divertir, eu super recomendo a trilogia Jogos Vorazes.  

"- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
- Eu digo a ele: Verdadeiro."

No cinema, os filmes que lançaram foram bem fieis aos dois primeiros livros. Claro que numa adaptação, sempre acontece de alguns fatos não serem mostrados na telona ou serem mudados, né? Mas não acho que isso tenha atrapalhado em nada. Os personagens são muito bem interpretados, principalmente o Peeta! Que pra mim, o Josh nasceu pra fazer esse papel. Katniss também foi muito bem representada pela Jennifer, porque enfim... Jennifer é Jennifer.

Recomendo tanto os livros quanto os filmes. Só não sei pra que dividir o ultimo livro em dois filmes. Mas beleza. Já me sinto ansiosa por eles...

“Lembre-se de quem é o verdadeiro inimigo.”

Por: Mar


4 comentários:

  1. Eu simplesmente amo essa saga *-*
    É uma das melhores que eu já li...

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma saga muito boa mesmo haha
      Obrigada pelo comentário,
      Mar

      Excluir
  2. Não li essa trilogia ainda!!!!! Dá pra acreditar? Pois é! Que vergonha...

    Quero muito, mas só de pensar que são 3 livros, já fico me sentindo culpada por mudar a minha meta de leitura... Hahaha

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei foi muito pra ler os livros. Esperei lançar o segundo filme pra criar vergonha na cara haha.
      Leia no seu tempo, é melhor (:
      Mar

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...