sábado, 5 de julho de 2014

Dançando Sobre Cacos de Vidro (resenha)

Dançando sobre cacos de vidro
Autoria: Ka Hancock
Editora: Arqueiro
Nota: Cinco estrelas
Sinopse: Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles. Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente. Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética. Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor. Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível.

Avaliação: Faz tanto tempo que não faço uma resenha, que nem sei como começar direito. Se começo pela sensação que o livro me deu ou como eu o adquiri.

Foi um funcionário de uma livraria quem me indicou Dançando sobre cacos de vidro. Ele falou que havia sido a história mais linda que leu e eu achei interessante, então comprei.

De fato, o cara tinha razão. Se não foi a mais linda que eu já li, então, com certeza fica dentre as mais lindas.

Mickey e Lucy possuem problemas, como todos os outros casais que se amam. Mickey é bipolar e, às vezes, passa um tempo numa clínica se recuperando de algum surto. Lucy teve câncer e o superou, mas vive com o temor de que um dia volte. Diante desses conflitos, resolvem criar regras para preservar o casamento. Uma delas é: nunca ter filhos, para evitar o sofrimento futuro de ver um filho bipolar ou morrendo de câncer.

''— Lucy, todo casamento é uma dança: complicada às vezes, maravilhosa em outras. Na maior parte do tempo não acontece nada de extraordinário. Com Mickey, porém, haverá momentos em que vocês dançarão sobre cacos de vidro. Haverá sofrimento. Nesse caso, ou você fugirá ou aguentará firme até o pior passar.''

Infelizmente... ou felizmente?... O esforço deles de não ter filhos vai por água a baixo quando, em uns exames de rotina, Lucy descobre que há um pequeno ser crescendo dentro de si. O mundo deles vira de cabeça para baixo e devem superar muitas coisas para terem essa criança.

''Um bebê. A ideia me alçou a um lugar totalmente desconhecido. Um lugar onde eu quase podia imaginar o pequeno peso de um bebê nos braços de outra pessoa, qualquer um, menos eu. Cabecinha, mãos e pés minúsculos, tudo novo para mim. Um bebê. Uma família. Nossa tentativa de imortalidade. 
Antes do câncer de Lucy, uma família era nosso projeto, indefinidamente adiado até que alcançássemos certa estabilidade. Depois, porém, ela adoeceu e o preço do câncer foi alto demais, nosso futuro pareceu precário para comportar filhos. Por isso decidimos que essa opção era impossível, ou foi o que pensamos. Voltamos do inferno para recuperar nosso equilíbrio, e a vida mais uma vez se transformou num porto seguro para duas pessoas. Até hoje. Hoje ela se tornou um porto de milagres.'' 

Eu não costumo ler sobre casais que já estão juntos quando começa a leitura. Então foi uma surpresa gostar tanto e me sentir tão atraída pela história. Sabe quando se começa um livro e deseja que nunca acabe, que dure eternamente?

Pois é essa a sensação. O amor deles é muito lindo. Faz com que qualquer um deseje algo assim, mesmo com todos os problemas. Cada cena fofa ou de superação, tocou o meu coração de uma maneira que raramente acontece.

Lucy perdeu os pais bem cedo, mas isso não a tornou revoltada ou temerosa com a morte. Muito pelo contrário! Jamais temeu a morte e possui até uma certa conexão com esta. É uma personagem bem singular, pois não teme ver quem ama partir, apenas deixar para trás àqueles que ama.

''Às vezes me pergunto se ele fazia ideia de que eu levaria sua sabedoria tão a sério. Mas, por causa dela, a morte, no fim das contas, não me apavora.''

''Agradeço a Deus todos os dias por termos superado isso, pois descobri que sou muito melhor em deixar partir do que em aceitar que me deixem partir.''

E Mickey... Sua mãe era bipolar também. Ele sabe que pode trazer sofrimento para aqueles ao seu redor e até tenta evitar se envolver com Lucy, mas o amor fala mais alto e logo se torna dependente dela, de sua confiança e de seu amor.

''— Eu me lembro de tudo daquela noite. Não dava para acreditar que você tinha me beijado. Não dava para acreditar que você tivesse me dado seu telefone.
—Por que não? Gostei de você.
...
— Você gostou dele.
— Gostei de você. Ainda gosto.
Ele me olhou com intensidade, e pensei que nunca havia conhecido alguém como Mickey Chandler. Ele era real e tinha um defeito grave. Não fingia perfeição. O pacote estava aberto, danificado e sentado ali, me encarando, e eu achei tudo incrivelmente reconfortante, ainda que um pouco assustador.''

A força de Lucy Houston é impressionante. Eu a admiro muito, pois ao estar certa do que queria, não se deixou influenciar e foi até o final, em cada uma de suas decisões. Ela soube dar força ao marido, conseguiu amá-lo mesmo em suas piores crises e o aceitou por completo.

''— Aprenda a ler nas entrelinhas. Assim que encontrar um homem que ame de verdade apesar de todos aqueles sintomas, guarde esse homem na memória. E saiba que esse homem às vezes desaparecerá.''

Todos os personagens são bem reais. A narrativa não gira apenas em torno do casal principal, também mostra os problemas enfrentados pelas irmãs de Lucy. Ninguém presente no livro é apenas um personagem simples e linear. Todos possuem sentimentos, passado, presente, problemas e tudo que torna alguém real.

Há muitos livros que focam apenas nas personagens principais, apenas em seus problemas e se esquecem que os secundários são tão importantes quanto e possuem sua própria vida que não gira, necessariamente, em torno das estrelas da história. Dançando sobre cacos de vidro é isso. As irmãs de Lucy possuem seus próprios dramas, suas próprias vidas e todos os outros que aparecem também são assim.

Eu poderia passar o dia escrevendo sobre Lucy, Mickey, Lily, Priscilla (irmãs de Lucy) e até sobre a Drª Barbee e o Drº Gleason (médicos de Lucy e Mickey, respectivamente), sem cansar e sempre acrescentando novas informações sobre cada um deles.

Dançando sobre cacos de vidro possui uma narrativa que ora está no presente ora está no passado. Também há uma alternação de narradores. Lucy narra a maior parte, mas Mickey tem seus momentos e isso nos ajuda a compreender sua mente e seus sentimentos para com as situações vividas. Podemos compreender a profundidade de seus sentimentos pela Lucy e vice e versa.

''No centro de sua loucura, no olho daquele furacão, estava o seu coração, aberto e ansioso. Por mim. Não pude me imaginar sem amá-lo. E não pude imaginar não ser amada por ele.
Naquele momento percebi que não valeria a pena viver sem Mickey Chandler. Eu o amava de todo coração. Mesmo com todos os seus problemas.''

Uma história de luta, de superação, de força e, principalmente, de amor, seja entre homem e mulher, seja familiar.

Recomendo demais o livro, pois o tanto que chorei, o tanto que me envolvi com o desenrolar me fazem dizer com certeza que esse livro ficará para sempre no meu coração.

Por: Mel

10 comentários:

  1. Nossa ! Agora fiquei morrendo de vontade de ler esse livro ! Adorei sua resenha :) Mais um para minha listinha de livros !
    http://www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =D
      Obrigada!
      O livro é muito bom, não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir
  2. Nooossa *O* parece ser muito bom... Amei

    maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro! Também fiz resenha e ele é incrível mesmo. Com certeza, um dos mais lindos que já li também.
    Seguindo, beijinhos <3
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uau! Parabéns pela resenha! Conseguiu me deixar ainda mais curiosa a respeito do livro!

    ResponderExcluir
  5. Marmel (adorei esse nome!!), amei sua resenha! Que fofa e incrível!
    Eu adoro livros nesse estilo, gosto de um drama e romance e esse livro sempre me chamou atenção mas ainda não tinha parado para ler uma resenha. Quero esse livro já!

    Seu blog é lindo e já estou seguindo!
    Ah, e obrigada pela visita lá no EP.

    Um beijo e até logo e pode deixar que vou ler mais Harlan rs

    Ana Cristina
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é a fusão do meu nome com o da minha irmã kkk
      Obrigada :D
      Eu tbm gosto de drama e romance e esse livro é lindo demais, não vai se arrepender!!
      Beijo e até

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...