quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Eu sei o que você está pensando (resenha)

Eu sei o que você está pensando
Autoria: John Verdon
Editora: Arqueiro
Nota: 4 estrelas
Sinopse: Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso. Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

Avaliação: Esse é um daqueles livros que tem tudo que te instiga a compra-lo. Uma capa legal, um título atraente, uma sinopse interessante e ainda, o seguinte trecho na capa: “Se alguém lhe dissesse para pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Pense em qualquer número de um a mil. Agora veja como conheço seus segredos.”. Confessem que já ficaram curiosos, sem ao menos eu ter dado minha opinião...

Bom, o livro é dividido em três partes. A primeira parte é tão arrastada e parada, que quando terminei de ler, deixei a leitura de lado por um bom tempo. Mas um dia resolvi que tinha que termina-lo, pois não gosto de deixar as coisas pela metade. E também, claro, precisava desvendar o enigma dos números. A segunda e a terceira parte eu li num instante. Simplesmente devorei.

John Verdon possui uma escrita simples, direta e rápida, exceto pela primeira parte, que foi maçante. Mas depois que a leitura termina, você percebe que tudo bem ele ter ido devagar no começo. Você o perdoa, pois vê que no fundo, aquilo foi necessário para o desenrolar do enredo. A princípio, o enigma dos números parecia a coisa mais impossível de se resolver, até que o primeiro assassinato ocorre e o que já não fazia sentido, ficou ainda pior. O local do crime está cheio de evidências desconexas. E você fica se perguntando: como? Por quê?

Após isso, eu me envolvi completamente na história. Precisava desvendar o mistério. Todos os mistérios. Embora a pergunta de como alguém consegue descobrir que número a outra estava pensando fosse minha prioridade. Parece complicado, né? Várias teorias passaram pela minha mente. No decorrer da história, surge outro momento onde você se pergunta a mesma coisa, mas numa situação diferente. Ambas as respostas para a mesma pergunta “como alguém sabe o que eu estou pensando?” são diferentes. E eu descobri as duas respostas antes do personagem! Achei isso o máximo! Para vocês notarem o quanto eu estava empolgada e prestando atenção em todos os detalhes. Claro que o autor ajudou, pois tem muito autor do gênero policial, mistério e suspense, que não deixa pistas para o leitor.

No entanto, vale ressaltar que todo o enigma dos números e as situações sem sentido relacionadas aos crimes, foram apenas uma parte da trama, pois para mim, o melhor do livro foram as questões psicológicas que envolveram o protagonista e o antagonista. Na primeira parte, confesso que foi o que mais me aborreceu, pois eu não entendia o motivo de tanta explicação para os problemas pessoais do Gurney. Depois, eu simplesmente queria beijar e abraçar o autor por ser tão genial na criação do psicológico dos seus personagens!

A esposa do Gurney, Madeleine, foi a melhor personagem! Ela era inteligente e sempre ajudava o marido a desvendar os mistérios que surgiam. E me ajudou também! Graças a ela, descobri muitas coisas antes do protagonista. Descobri, inclusive, quem era o assassino, antes das peças se encaixarem.

Sempre leio críticas antes de resenhar algum livro e li um monte de críticas negativas sobre esse. Mas acredito que aqueles que não gostaram pelo fato do autor dar uma ênfase a vida pessoal do protagonista e seu psicológico, é porque não entenderam a história de fato. Alguns outros detalhes, falhas no enredo e coisas do tipo, que não vale a pena citar aqui e me estender sobre isso, até concordo. Porém, quase todo livro que já li, pecou em algum momento no enredo.
 

A trama criada por Verdon é muito mais do que um caso de homicídio a ser resolvido. É um thriller psicológico bem bolado! Não digo que é o melhor livro que já li ou que o enredo é dos melhores e cheio de reviravoltas e surpresas, porque não é. O que mais me ganhou na história foi a forma como o autor moldou o psicológico do assassino, seus motivos, suas ações e também as do protagonista. Ele criou os dois personagens de forma que não só eles, mas o enredo fizesse todo o sentido.

A capa é simples, porém bonita, na minha opinião. A diagramação também é simples, mas boa. Não vi nada que não me agradasse.

Recomendo a leitura!

Por: Mar




2 comentários:

  1. Thrillers <3 <3 <3 Sou apaixonada por todos tipo de livros de suspense policial. Esse gênero foi feito pra mim kkkkk. Gostei muito da resenha, me deixou bem curiosa e essa capa tá de parabéns porque é maravilhosa! Gosto muito de livros que entram mais no psicológico do personagem, mas compreendo que ás vezes a leitura fica cansativa. Um exemplo disso é o atual livro que eu estou lendo: A Síndrome de Copérnico. Também é um suspense, mas a leitura está lenta por esse motivo, mas agora que as coisas estão ficando interessantes eu estou devorando o livro kkkk. Mas, enfim, esse é o legal de um thriller policial, te deixar completamente envolvido na trama, tentando deduzir o final antes do próprio protagonista!

    Beijos.

    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou igualizinha a você! Sou apaixonada por livros de suspense policial, mistério.. amo esse tipo de trama.
      Vou procurar saber sobre esse livro que você citou... colocar na minha listinha, quem sabe um dia eu compre haha
      Mar

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...