quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Se eu ficar (resenha)

Se eu ficar
Autoria: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Nota: 4 estrelas
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Avaliação: Comprei esse livro por estar todo mundo comentando sobre e também por conta do filme, que eu não pretendia assistir antes de ler a história. Confesso que por mais em alta que ele esteja, eu não tinha captado sobre como era o enredo e li meio sem expectativas, meio no escuro.

Para quem ainda não leu e é como eu, que não entendia bem o contexto do livro, vou explicar sem dar muitos detalhes... Mia e sua família sofrem um acidente de carro, num dia que poderia ter sido só mais um dia como todos os outros. E ai, Mia fica em coma. Entre a vida e a morte. Não direi mais do que isso, pois é um livro tão curtinho que qualquer coisa pode ser spoiler.

Quero só falar do que a história me fez sentir, de como me afetou.

Li o primeiro “capítulo”, digamos assim, pois o livro é dividido em horas, e me peguei com os olhos cheios de lágrimas. E eu pensei “meu Deus, se eu tô emocionada agora, imagine quantas vezes vou ter chorado até o final”. De fato, meu pensamento se concretizou. Chorei mesmo em várias partes, porque o enredo me acertou em cheio. Identifiquei-me com a protagonista em tantos detalhes, mesmo que no geral, nós fossemos diferentes.

Fez-me pensar em quanto a vida pode mudar de repente, num dia comum.

Sei que talvez para muitas pessoas o romance possa ter chamado atenção. Mas o romance foi o de menos para mim. Não me acertou como deveria. Eu gostei do romance, mesmo! Achei real, sem idealizações, sem clichês. Mas o que mexeu mesmo com o meu emocional foi a família em si e o estado de coma da protagonista. Meu sentimento foi de que eu já tinha vivido aquilo. E vivi, de certa forma. Só que não era eu ligada por tubos e precisando de ajuda de aparelhos para respirar. Eu sabia como as pessoas dentro do livro estavam se sentindo, incluindo a Mia. Por isso, achei que tudo ali retratado pela autora, foi condizente com a realidade, mesmo que a gente não saiba o que acontece com um paciente em coma; se ele pode nos ouvir, se ele pode nos ver. Por eu acreditar nisso, me pareceu real.

Outra coisa muito abordada no livro foi a música. Achei bem interessante isso, a forma como a música mescla com os sentimentos e com as pessoas.

A leitura me surpreendeu de forma positiva. A escrita é simples, fluida e em muitas partes, carregadas de sentimento. É super fácil e rápido de ler.

Não sei se vai conseguir tocar todas as pessoas da forma como me tocou, porque isso vai muito da subjetividade de cada um. Inclusive, acredito que se eu nunca tivesse passado por uma situação semelhante a da família da protagonista, com um ente querido em coma e tudo mais, provavelmente minha opinião sobre o livro seria completamente diferente. Teria tido apenas uma cena em que eu choraria e acharia o enredo no geral meio irreal, banal, pequeno e sem sentido. Resumindo, eu não teria gostado tanto. E foi só por isso que eu não dei cinco estrelinhas.

Na minha edição, há vários errinhos de digitação, mas relevei. Achei a capa inspirada no filme muito linda e todo o resto é lindo, as folhas decoradas com notas musicais.

No mais, recomendo demais!

Por: Mar


22 comentários:

  1. Também estou ansiosa para ver o filme! Espero que você goste (:
    Obrigada <3
    Mar

    ResponderExcluir
  2. Eu também vi o trailer do filme e fiquei curioso para saber mais sobre a história.
    P.S: Você aceita parcerias?

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo certinho?
    Tenho visto muitas resenhas por causa do filme! Mas até o momento não senti muita vontade de ler. Mas adorei sua resenha, já surgiu uma pergunta na minha cabeça de "Porque não leio" hahaha, quem sabe não entra na minha lista?!

    Beeeijos

    http://finalmentelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que uma hora você vai acabar se rendendo e lendo haha
      Obrigada (:
      Mar.

      Excluir
  4. Adorei a resenha, ficou ótima! Realmente, há tantas opiniões positivas sobre este livro que é impossível não sentirmos vontade de ler também. Gostei muito de saber sua opinião, este livro parece ser emocionante e nos fazer refletir muito. Quero ler também. :)
    Seu blog é muito bom, amei! Estou seguindo, desejo muito sucesso a vocês!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios e pelo comentário! *-* Tomara que quando você ler, também goste ;D
      Mar

      Excluir
  5. Esse livro é maravilhoso! Essa capa é perfeita e toda essa linda obra até nos faz relevar os errinhos de digitação, rsrs. Ansiosa pra ver o filme.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai! Ansiosa pelo filme também. Já me disseram que é muito bom!
      Mar

      Excluir
  6. Oi Mar!
    Estou muito ansiosa para ler esse livro desde o seu lançamento. Já li algumas resenhas positivas, mas a sua me mostrou que o livro é mais do que um romance, é uma história tocante entre uma jovem, sua família, as pessoas que ela ama e o sentimento de...partir, é isso mesmo?
    Posso imaginar como o livro te tocou de uma forma especial...
    Um beijo,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Você captou os pontos que eu quis mostrar na resenha, que são ainda melhores do que o romance em si.
      Espero que você leia e goste tbm <3
      beijos,
      Mar.

      Excluir
  7. Eu estou com muitas expectativas para este livro, mas não se se irei conseguir ler antes do filme sair do cinema. Esse livro parece ser encantador, e são livros com dramas familiares que eu mais gosto. Dramas que nos fazem refletir que tudo pode mudar de uma hora pra outra.
    Ótima resenha !

    Estou seguindo o blog, espero ser retribuído !

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então imagino que você vá gostar muito do livro e do filme!
      Obrigada <3
      Mar.

      Excluir
  8. Prometi para mim mesma que não vejo o filme, enquanto não ler esse livro!
    hahahaha'

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu meio que fiz a mesma promessa a mim mesma haha mas já cumpri. Só falta eu assistir o filme. E já me disseram que é muito bom!
      Mar

      Excluir
  9. Já adicionei seu banner nos Parceiros. ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi MAr,
    Este livro tb me deixou mega emocionada, o filme então nem se fala,
    adorei toda a história, vivi intensamente todos os momentos descritos no livro!
    Amei o livro!!

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. owwwwwn, ainda preciso assistir o filme ): Mas já me imagino derramando lágrimas.
      Mar

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que nunca tive muita vontade de ler o livro!! mas depois da sua resenhaa ??!!! nossa realmente estou dando a ele uma chancee!! ameii seuu Blog !! já segui :)))) será que você poderia dar uma passadinha no nosso Blog também ?? Ele é o novo e gostaria muito que você deixasse sua opinião http://serendyzworld.blogspot.com.br muito obrigadaa!! e parabéns pelo BLOG! beijoos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, bom saber que minha resenha te fez ter vontade de ler *-*
      Obrigada ;D
      Darei uma passadinha no seu blog sim.
      Mar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...