sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cidade dos Ossos (resenha)

Cidade dos Ossos
Autoria: Cassandra Clare
Editora: Galera
Nota: 3 estrelas
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Avaliação: Um livro que eu bem me lembro, foi comparado ao famoso Harry Potter. E eu nunca fui capaz de entender tal comparação, pois acho que Cidade dos Ossos não chega nem aos pés. Até entendo quem vê semelhanças, mas são detalhes totalmente irrelevantes em minha opinião.

Li sem criar expectativas, pois não faz o meu estilo de leitura. Li com o intuito de passar o tempo, de desopilar. Portanto, não me decepcionei em nada. Esperava um enredo mediano, personagens medianos e diálogos medianos. E foi exatamente o que tive. Quem ama Cidade dos Ossos, por favor, não se sintam ofendidos com a minha opinião. Só acho que está longe de ser uma obra prima ou merecedor de todos os elogios.

Clary testemunha um assassinato que ninguém mais consegue ver. Enxerga pessoas que ninguém mais consegue enxergar. Logo no começo, sabemos que tem algo diferente com a protagonista. O que só vem a se reafirmar no decorrer do livro. Quando sua mãe desaparece, Clary conta com a ajuda dos Caçadores das Sombras; Jace, Alec e Isabelle. Ao ler, você irá entender o que é ser um Caçador das Sombras.

“O menino nunca mais chorou e nunca mais se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir e que ser amado é ser destruído.”

São muitos personagens. O Simon, o Luke, o Hodge, Magnus Bane, Valentim, Jocelyn, dentre outros. Há muitos segredos e mistérios envolvidos nessa história. O que não te deixa largar o livro. Além da escrita da Cassandra Clare ser bem fácil e ágil. Já vi pessoas reclamando da escrita dela, mas eu achei super acessível. 

Acredito que o final tenha deixado muita gente de boca aberta. A autora foi bem ousada em terminar o primeiro volume daquela forma. Só não fiquei tão surpresa, porque ao longo das páginas, ela dá vários indícios de que aquela situação vai acontecer. Pretendo ler todos os outros volumes, pois preciso saber se aquele final procede ou não. Parte do meu cérebro diz que é tudo uma brincadeirinha da autora.

“Todos os adolescentes do mundo se sentem assim, arrasados ou estranhos, diferentes de algum jeito, algo como um rei nascido em uma família de camponeses por engano. Talvez não melhores, mas diferentes. E não é fácil ser diferente.”

Para variar, a Clary me irritou em muitos momentos. Ela tinha determinadas atitudes muito boas, que me faziam gostar dela, mas na maior parte do tempo, ela simplesmente não me descia. O Jace... Vou ser bem sincera, eu só conseguia imaginar ele como o ator do filme e me dava logo uma revolta. Jace era pra ser lindo e convencido e sarcástico. Ai quando eu imaginava o ator do filme, me dava logo um nó no estômago. Desculpem-me quem gosta, mas eu acho o Jamie (ator) horrível de feio e nunca vou me conformar com ele sendo o Jace. O Simon e a Isabelle eram os melhores. Eu adorava o senso de humor do Simon e a força e determinação da Isabelle.

“- Aquelas garotas do outro lado do vagão estão encarando você.
Jace deu um olhar afetado.
- Claro que estão. – ele disse – Sou extremamente atraente.”

Acho que nem tenho muito o que dizer nessa resenha. Não foi uma história marcante. Por mais que eu tenha gostado muito do Simon e da Isabelle, eles não me marcaram o suficiente. É um livro que eu recomendaria para adolescentes e pré-adolescentes. Ou para quem quer desopilar. Tem bastante ação, tem humor, tem uma mitologia interessante... Para quem gosta de fantasia, é uma boa pedida.  


A adaptação cinematográfica foi uma decepção pra mim. Mudaram muita coisa, embora eu entenda o motivo de certas mudanças. Mas algumas eu simplesmente detestei, foram desnecessárias. E, tirando a Lily Collins (Clary), achei que nenhum dos atores foram fieis aos personagens do livro. Não deram tanto espaço a Isabelle. Faltaram ironias no Jace. E por ai vai.

“As piores coisas que os homens já fizeram foram em nome do amor.”

A capa de Cidade dos Ossos é linda, a diagramação é boa, as letras são num tamanho bom de ler, as folhas amareladas. Chama atenção numa livraria.


Por: Mar

12 comentários:

  1. Hey tudo bem?
    Dessa autora eu só li Anjo Mecânico que é a segunda série dela, em relação a esse mundo dos caçadores de sombras. Eu gostei muito, mas parei com a série, pois queria ler Os Instrumentos Mortais antes de voltar pra As Peças Infernais, só que atualmente só vejo cometários negativos, to perdendo o animo de ler essa série. Mas com certeza vou continuar com a outra, porque é muito boa!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui doida pra ler Anjo Mecânico, antes da Cassandra ficar famosinha e tudo, antes de instrumentos mortais virar sensação. Mas acabei nunca comprando Anjo Mecânico ): Um dia, comprarei haha
      Acho que você deve ler instrumentos mortais. Sei lá, pode não ser essa coisa toda, mas eu considero toda leitura válida. Você lê por curiosidade, tirar suas próprias conclusões.

      Excluir
  2. Li esse livro alguns dias atrás, e gostei bastante. Quero muito o outros livros da série.
    Ainda não assisti ao filme, mas pretendo.
    Beijos
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler os outros da série e quero ler As peças Infernais, da mesma autora.

      Excluir
  3. Já li todos os livros lançados até agora, digamos que ainda há MUITAS coisas para acontecerem, concordo com você, não é um livro espetacular, mas é algo agradável quando você estar sem muita opção.

    Aliás, ótima resenha :D

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino. O final desse livro prometeu que muita coisa ainda está por vir. E muita gente fala que as continuações são melhores.

      Excluir
  4. Eu li esse livro e gostei muito, apesar de não ser muito fã de literatura fantástica. É bem interessante a história e chama a atenção. Já estou lendo o segundo livro!!
    Muito boa sua resenha! Beijos,

    www.cafecomlivros.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tipo eu. Tenho que comprar os outros volumes. Tô doida pra descobrir se o final procede ou não haha

      Excluir
  5. Eu ~AMO~ TMI então sou super mega suspeita.
    Não acho o primeiro o melhor livro, TMI é aquelas sagas que vai melhorando ao decorrer dos livros, o melhor em minha humilde opinião é o 3 e o 5, que foram tops.
    Estou MORRENDO pra saber o que acontece no final, que a tia cassandra só vai publicar ano que vem.

    ENFIM, te aconselho a continuar lendo porque muita coisa rola, muita água rola e os melhores realmente são os ultimos, o 5 mesmo me deixou sem chão SOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que você amava kkk já tinha lido o post que tu fala do Magnus Bane. Morri de tristeza pq ele mal apareceu no livro e muito menos no filme :/
      Sempre ouvi dizer que a história vai melhorando, por isso, não vou desistir. Até pq, gostei do primeiro livro, só não foi aquela coisa toda.

      Excluir
  6. Adoro Os Instrumentos Mortais, e passei a adorar mais ainda, quando descobrir que ele foi escrito com base em crenças de várias religiões.
    E não tem nada haver com HP. Odeio essas comparações :S
    Cada saga é única.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curto essas comparações, por mais que eu tenha visto pequenas semelhanças, acho que não tem nada a ver. Mas tem gente que gosta de ver chifre em cabeça de cavalo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...