terça-feira, 31 de dezembro de 2013

10 melhores livros lidos em 2013

Para nos despedirmos de 2013, resolvemos criar uma lista com os 10 melhores livros que lemos esse ano. Cinco da Mar e cinco da Mel.

5 melhores livros lidos pela Mar



... E o vento levou de Margaret Mitchell
Sei que ainda não tem nenhuma resenha desse livro no blog, mas ele é perfeito. São quase 900 páginas de muita história, muita emoção e muito bem escrito. O enredo é pesado e apaixonante ao mesmo tempo e os personagens são dolorosamente reais e apaixonantes. Acho que pelo resto da minha vida, ele vai estar entre os melhores livros que já li.




Clube da Luta de Chuck Palahniuk
Acredito que essa foi a minha maior e melhor surpresa literária desse ano. Eu imaginava que seria um livro bom, mas nunca pensei que fosse tão bom. Tão absurdamente bom. Do tipo que você não consegue parar de ler, mas quer ler devagar para não acabar. É difícil até eu encontrar palavras pra dizer o quanto amei. Tem simplesmente tudo que eu aprecio numa boa leitura. Reflexão, suspense, mistério, humor e até romance. E  a escrita do autor te prende de uma forma inexplicável, mas só depois que você lê os primeiros capítulos.


Como eu era antes de você de Jojo Moyes
Ouvia tanta gente falar bem desse livro, que resolvi comprar. Mesmo assim, resolvi nem criar tanta expectativa por não ser meu estilo. E hoje ele está aqui, entre os cinco melhores do ano. A história é dura e belíssima ao mesmo tempo. O romance é bem construído. Os personagens principais e secundários são tão reais que logo te cativam. A Escrita da autora é muito boa de ler, te prende na medida certa. E há muito tempo um livro não me deixava tão órfã ao ser finalizado. Dolorosamente perfeito.


Tormenta de Espadas de George R.R. Martin
Esse ano li até o terceiro volume de as crônicas de gelo e fogo e sem duvidas, tormenta de espadas foi o melhor.  Em minha opinião, é onde têm mais ações, mais desdobramentos que vão perdurar, imagino eu, por todos os outros livros. Acho que é um pouco difícil explicar o quanto eu gostei, mas só para terem uma noção, até hoje alguns acontecimentos assombram minha memória e eu fico pensando que preciso ler logo as continuações. Nem preciso dizer que é super bem escrito e os personagens maravilhosos, né?


Os homens que não amavam as mulheres de Stieg Larsson
Eu tinha decidido os quatro livros que colocaria nessa lista, mas ainda faltava um. Pensei em todos que li esse ano e fiquei em duvida entre esse e Laranja Mecânica. Acabei me decidindo por os homens que não amavam as mulheres por um simples motivo: Lisbeth Salander. Sim, eu amo essa personagem. Sim, amo com todas as forças. E sim, ela por si só, faz com que a trilogia seja perfeita. E eu nem li ainda as continuações. Claro que ela não é a única coisa que faz o livro ser bom. O mistério é bom, os personagens são perfeitos, a escrita do autor é boa, o tema é sensacional, mas Lisbeth era o elemento que eu precisava para me decidir.

5 melhores livros lidos pela Mel




Pássaros Feridos de Colleen McCullough

É lindo e marcante. Tem uma belíssima história de amor e desperta muitas emoções ao longo da leitura. Um amor proibido entre um padre e uma garota que conheceu quando ainda era uma criança. Um pouco polêmico, mas muito lindo e fofo.





Adormecida de Anna Sheehan 
Um livro bastante curioso que ao iniciar a leitura me deixou curiosa por saber por que a protagonista dormiu por tanto tempo. Os flash backs eram tão lindos e curiosos, pois dava para perceber que havia algo errado. Me fez chorar demais.




O amor... é cego? de Lynsay Sands 
Mistura comédia, romance e um perigo mortal. A história de amor é linda, envolve um homem marcado por cicatrizes e uma mulher que todos julgam atrapalhada e cega. Eu me identifiquei muito com a protagonista, pois ela é míope assim como eu, só que o grau dela é muito mais elevado. Vivem achando que sou cega sem óculos, que não enchergo um palmo a frente do meu nariz, assim como acham isso dela também.




Filha da Floresta de Juliet Marillier 
Protagonista forte e decidida. Lindo amor fraterno. O livro foi escrito baseado em um conto e nele há de fato uma aura meio de conto, com madrasta malvada, uma maldição, seres mágicos e lições inesquecíveis.




Nada Dura Para Sempre de Sidney Sheldon
Depois do prólogo simplesmente não consegui largá-lo. Inicia-se num tribunal onde uma médica é acusada de assassinar o paciente e para complicar ele lhe deixou uma fortuna. Surpresa das surpresas quando ela admite sim que o matou, então antes de aparecer o julgamento somos levados ao passado, de residente do hospital à presente situação. A curiosidade me fez ler em apenas um dia. Saber o que vai acontecer e poder analisar tudo para procurar indícios de que poderia estar mentindo e acobertando alguém ou outra coisa assim é muito legal.


Desejamos a todos um feliz ano novo!

Por: Mar e Mel

2 comentários:

  1. Olá! Da sua lista só li Nada Dura para Sempre, e é perfeito não? Amo os livros do Sidney Sheldon. Beijo e feliz ano novo!
    booksmanybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim :)
      Muito perfeito
      Também amo os livros dele
      Beijo e feliz ano novo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...