domingo, 8 de dezembro de 2013

Filha da Floresta (resenha)

Filha da Floresta
Autoria: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Nota: 5 estrelas, mas merecia mais.
Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

Avaliação: Sétima filha de um sétimo filho. Sorcha tem 6 irmãos mais velhos e sua mãe morreu em seu parto. Em consequência disso foi criada como um menino.

Sevenwaters é um lugar protegido pelos seres da floresta, e fica bem no meio dela. Todos do local possuem algo de mágico ou ao menos acreditam neste algo mágico.

Algo muito comum entre Sorcha e seu irmão preferido Finbar é a conversa pela mente. Aparentemente só esses dois conseguem se comunicar desta forma, mas isso não significa dizer que seus outros irmãos não tem algo de especial.

Sua vida era tranquila até que um bretão é capturado. Simon é seu nome.

Bretões e celtas são inimigos. Dois povos distintos com rixas antigas que você passará a conhecer depois de ler Filha da Floresta.

Sorcha e seu irmão Finbar o ajudam a escapar, mas Simon foi muito torturado. Logo, em pouco tempo ela vai cuidar dele, pois é uma espécie de curandeira, conhece muitas flores e ervas.

Descobrimos que nossa protagonista é uma ótima contadora de histórias e consegue encantar a qualquer um, até mesmo um bretão que se considera inimigo. Aos poucos Simon foi confiando naquela criança/curandeira. E não tão aos poucos, aquela criança amadureceu e descobriu como o mundo pode ser cruel.

''Ela foi crescendo e ficando diferente, mas sua personalidade era sempre a mesma. Forte, doce e verdadeira.''

Uma madrasta malvada, uma maldição, o amor pela família e uma difícil tarefa a ser concluída pela sétima filha de um sétimo filho.

Liam, Diarmid, Cormack, Conor, Finbar e Padriac são os irmãos mais velhos e são bem distintos entre si no quesito personalidade. Mas há algo que os liga. O sangue e a mesma maldição que a maléfica madrasta os impõe. E é nesta maldição que a autora se inspirou em um conto dos Irmãos Grimm chamado Os Seis Cisnes.

Mesmo a diferença de idades, mesmo a diferença de pensamentos, há uma união, uma ligação entre esses irmãos que é muito bela. Passou a ser mais nítido com a maldição, que apesar de tê-los mudado, principalmente a Finbar, foi quando eu pude perceber a intensidade do amor fraterno que há entre os 7 e é muito lindo, até me faz ter inveja desta união.

''Sempre imagino nós sete como membros de um corpo. Podemos estar separados e ter a impressão de que não há futuro para nós. Podemos seguir caminhos diferentes, cair, quebrar e voltar a ser inteiros novamente. Mas no fim, tão certo quanto o sol e a lua atravessam o arco dos céus, todos os dias, a força de um será a força dos sete.''

Sorcha sofre muito ao longo do livro, tentando finalizar a tarefa imposta para quebrar a maldição dos irmãos. Esse sofrimento fez com que amadurecesse, se tornasse uma mulher, pois até então, sempre tinha sido superprotegida pela família em Sevenwaters.

As emoções são intensas, sejam boas ou ruins. Os personagens são bem trabalhados e é impossível não ter sentimentos por quem quer que seja do livro, seja bom ou ruim.

Nossa protagonista é uma das mais fortes que encontrei num livro. Gosto muito disso nela, é uma das minhas preferidas. O que ela sofre não é brincadeira! E ela não desiste, por pior que seja o sofrimento. Tudo isso pelos irmãos!

''Não era muito mais que uma criança, perdida, ferida e assustada. Mas era forte. Ah, era a pessoa mais forte que ele já vira.''

Filha da Floresta não é aquele tipo de livro que tudo acontece em um dia ou uma semana. É necessária muita calma e paciência, pois mesmo que sempre esteja acontecendo algo novo, há coisas que demoram a acontecer. Depois que sua vida muda, temos cerca de 3 anos de muitos acontecimentos.

''E que a vida que alguém escolhe para si mesmo, e julga certa e constante, pode se modificar a qualquer momento. Pode se ramificar, torcer e levá-lo a lugares muito além de sua imaginação.''

Há um determinado momento no meio desse tempo em que aparece Red. Um bretão que está em busca do irmão desaparecido. Ele se compromete em cuidar de Jenna (esse é o nome que passa a chamar Sorcha), apesar de não ter nenhuma noção de nada no início.

Aos poucos um vai gostando do outro, não é paixão à primeira vista, como em muitos livros. É um romance muito bem trabalhado, uma atração que se transforma em gostar e vai evoluindo e você consegue perceber essa evolução e é muito fofa. Você terá vontade de fazer coraçãozinho com as mãos pro nada só pela fofura.

Uma coisa que eu gostei muito do livro é que há muito respeito à natureza, ela é sagrada. Há sentimentos e atitudes lindas que deveríamos ter mais nos dias de hoje. Claro que o livro possui sentimentos ruins também e infelizmente esses nós temos bastante atualmente.

''Não corte madeira viva. Use um pedaço de galho que esteja no chão, daqueles que as tempestades e os raios derrubam. Se precisar cortar madeira nova, peça licença. Os bens da floresta não devem ser retirados sem motivo.
Aprendemos sobre isso ainda pequenos. Sempre pedíamos licença e agradecíamos, fosse para a árvore ou para o espírito que habitasse nela.''

O leitor passará a conhecer um pouco da cultura celta e das tradições. Irão se apaixonar com tudo assim como eu.

A autora conta, nas primeiras páginas, de onde veio a inspiração para o livro, como é a pronuncia de nomes e termos que aparecem no livro e ainda explica alguns. Há um mapa onde pode-se observar Sevenwaters, outros feudos  e lugares próximos.



A capa é linda e confesso, foi ela quem me atraiu na livraria para comprar, pois eu nunca nem tinha ouvido falar deste livro antes de tê-lo. A cada capítulo a folha possui uns desenhos no topo e embaixo, são bem bonitos. Sempre que aparece alguma palavra ou expressão estranha há uma notinha no final da folha em que aparece. As letras são ótimas de ler e resumindo, é tudo perfeito e recomendado.

Amei este livro, é simplesmente sensacional. Personagens fortes, apaixonantes, conquistadores e tudo o mais numa trama simplesmente magnífica.

Filha da Floresta entrou para um dos meus preferidos e estou ansiosa atrás de comprar o segundo.

Por: Mel

2 comentários:

  1. Adoreeeei sua resenha! E o livro parece realmente perfeito! Vou adicionar ele aos "livros que preciso ler nas férias" hahahahah já tinha ouvido falar mas não tinha me interessado, mas agora vou ler! Beijo!

    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! O livro é ótimo, pode ler sem arrependimentos ;)
      Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...