sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Nevermore (resenha)

Nevermore
Autoria: Kelly Creagh
Editora: Pandorga
Nota: 4 estrelas
Sinopse: A líder de torcida Isobel Lanley fica horrorizada quando descobre que seu parceiro para o projeto de inglês é Varen Nethers e que o projeto deve ser entregue — tão injusto — no dia do jogo contra o rival do colégio. Frio e indiferente, cínico e com a língua afiada, Varen deixa claro que ele também preferia não ter que estudar com ela. Porém, quando Isobel descobre um texto estranho escrito no diário de Varen, acaba vendo com outros olhos esse enigmático garoto de olhar expressivo.

Logo Isobel começa a inventar desculpas para poder encontrar Varen. Afastando-se cada vez mais de seus amigos e do namorado possessivo, Isobel entra mais fundo no mundo de sonhos que Varen criou nas páginas de seu diário, um mundo onde as aterradoras histórias de Edgar Allan Poe ganham vida.

Enquanto seu mundo começa a desmoronar ao seu redor, Isobel descobre que os sonhos, assim como as palavras, têm mais poder do que ela imaginava, e que as realidades mais assustadoras são aquelas criadas pela mente. Agora ela precisa encontrar uma maneira de chegar a Varen antes que ele seja consumido pelas sombras de seus próprios pesadelos.

A vida dele depende disso.

Avaliação: Acabei de ler este livro e me deixou com a sensação de quero logo ler as continuações!

Quando iniciei a leitura percebi que pelo prólogo iria ser algo bem macabro, mas os primeiros capítulos não tinham nada de macabro e eu fiquei duvidando, me perguntando qual o sentindo daquele início. Então, com o desenrolar do livro, comecei a perceber que fazia sim, sentido, entretanto ainda havia um mistério. Ainda há um mistério.

''Na verdade, ela ainda teria certeza de alguma coisa? Da realidade? De si mesma?''

Gostei muito de toda essa aura misteriosa, dos segredos. Me deleitei ao ver cada uma das peças se encaixarem e tenho certeza de que adorarei descobrir as que faltam e serão descobertas nos próximos volumes.

''Ele tinha dito que não queria que tudo ''acabasse'' assim. O que ele quis dizer com isso? Por que parecia que o bilhete era uma despedida? E por que ele disse que tudo ''desapareceria'' depois desta noite?''

Embora a estória seja maravilhosa e eu realmente tenha amado o tema e o desenrolar dos fatos, foi meio difícil manter a leitura em certos momentos, pois as coisas não aconteciam como eu queria, era muito lento e eu tive problemas com isso. Agora, ao terminar a leitura, entendo que a lentidão foi necessária.

Ao ir lendo, senti muita curiosidade sobre Edgar Allan Poe. Já andei lendo uns contos de sua autoria, mas agora irei atrás de contos específicos e darei total atenção. Varen me contaminou!

Isobel e Varen... O que dizer sobre esses dois?

''Apaixonada. Apaixonada pelo estoico, mal-humorado e eternamente melancólico Varen Nethers? Ele nunca permitiria isso.''

Não gostei muito de Isobel, na verdade, desejei muito em vários momentos que o narrador fosse Varen e não Izzy. Em determinado momento eu demovi essa ideia da mente, pois uma narração feita por ele e não por ela seria bem estranha e existiriam muitas lacunas. Em muitos momentos ele foi uma incógnita, é impossível desvendá-lo completamente, saber o que pensa e o porquê de algumas atitudes, só consegui ter uma ideia do mistério, adentrar um pouco em sua mente.

Varen é contido, sério, dramático, intenso, solitário e, penso eu, sensível, apesar de tudo.

''—Se você contar a alguém, eu irei até você à noite e destruirei sua alma perene.'' 

''Em minha tristeza, não pude despertar
Meu coração para a alegria no mesmo tom;
E tudo o que eu amei, eu amei sozinho.''

Edgar Allan Poe

Eu amei mesmo foram as personagens secundárias. Me identifiquei um pouco com Danny, irmão de Isobel. Adorei Gwen, amiga da protagonista. As partes dela e de Danny são as que me fizeram rir.

''Se isto fosse em japonês — disse Danny —, poderia ser um anime.''

''— Van Gogh — Gwen disse, afastando-se e acenando com a maçã. — Edgar Allan Poe. É parecido!''

''— Pai, esta é Gwen. Ela é, uh... ela é... — mentalmente desequilibrada, Isobel quis dizer.''

Há Reynolds e Pinfeathers também. O livro termina e eu não consegui desvendar esses dois. Só sei de uma coisa: ADOREI Pin!

''— Posso ajudar, líder de torcida? — Pinfeathers perguntou.
...
— Onde está sua máscara? — ele perguntou. — Todos estão usando máscaras, menos você, líder de torcida. Está tentando dizer que não tem nada a esconder?''

''— Atrevo-me a pensar que — Reynolds disse — nem metade dos problemas te encontrariam se você aprendesse a não se intrometer naquilo que não lhe diz respeito.'' 

Eu nunca havia lido algo assim. O tema de Nevermore é bem incomum nas minhas leituras e eu recomendo!
Não dei as 5 estrelas por causa das vezes em que pensei em desistir e do fato de não ter gostado tanto assim da protagonista. No final eu até que passo a gostar um pouco dela como gosto dos outros personagens que citei.

A capa é linda e pode traduzir à perfeição o tema geral e vários momentos ocorridos. Quando o livro está fechado têm-se a impressão de que suas páginas são pretas, pois a lateral é toda negra. O efeito é muito interessante. A diagramação é perfeita! Há corvos em cada capítulo e um nome que o resume.

Por: Mel

8 comentários:

  1. Nossa, eu já tinha visto esse livro tempos atrás, mas tinha esquecido dele. Poe é um dos meus autores preferidos e se realmente essa história tem algo a ver com ele, tem tudo pra ser boa.

    Te indiquei no selo que meu blog recebeu, confere lá! (:
    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/2013/12/selo-versatile-blogger-award-nominations.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tudo haver com ele mesmo. O prólogo o tem como personagem principal.

      Obrigada pela indicação. :)

      Excluir
  2. Olha, não dava nada por essa capa, viu? Mas adorei a resenha! Amei a temática do livro e já vou anotar aqui na minha listinha de desejados!
    Adorei, parabéns pela resenha (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Se tiver paciência não irá se arrepender! ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, adoro mistério e adorei a capa, deu uma vontade louca de ler *-*

    Beijos
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compramos o livro por causa das páginas com aparência preta kk
      Eu não dava muita coisa pelo livro, mas tive vontade de levar para a escola e mostrar para os amigos como era interessante kkk
      Me surpreendi ao ter gostado tanto assim!
      Beijos

      Excluir
  4. Quando vi esse livro pela primeira vez quis ler, mas nunca mais ouvi falar dele. Mas ele parece ser bom, gosto dessa coisa meio macabra, rs.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é macabro e meio louco às vezes, mas é ótimo!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...