quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Wayne de Gotham (resenha)

Wayne de Gotham
Autoria: Tracy Hickman
Editora: Fantasy
Nota: 4 estrelas
Sinopse: Por trás de toda máscara existe um homem de verdade. Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais – e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro. Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai – caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança. Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o Asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio. Muito mais próximo dos filmes de Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960. Um olhar imaginativo sobre o lado humano do icônico super-herói criado por Bob Kane. TRACY R. HICKMAN é um autor mais conhecido por seu trabalho com Margaret Weis em "Dragonlance". Também escreveu a trilogia Darksword, o Death Gate Cycle, e a trilogia Sovereign Stone e atuou como designer de RPG's para a TSR, Inc.

Avaliação: Como uma grande fã de super-heróis, é óbvio que eu não podia deixar de ler Wayne de Gotham. Nunca nem tinha ouvido falar deste livro quando o encontrei na livraria. Soube imediatamente que teria de comprá-lo. E nossa, foi uma das melhores aquisições desse ano!

A trama mostra o passado de Thomas, pai de Bruce e do próprio Bruce, nosso tão conhecido Batman e como passado e presente se entrelaçam. Eu não quero revelar muito do enredo, para não estragar a história. Até porque, em vários momentos você identifica muito dos filmes de Christopher Nolan (em especial, o ultimo, na minha opinião) e com isso, acaba que tem uma pitada de previsibilidade. Mas não se preocupem! Isso não é algo ruim! Acredito que ruim seria se o autor tivesse reinventado o Batman de uma maneira completamente destoante do herói que todo mundo conhece.

Eu achei que eu fosse vibrar nas cenas de lutas. Que ia adorar ver o Bruce Wayne através de folhas de papel. Imaginei tanta coisa... Embora quase tudo que eu tinha imaginado estivesse impresso nas páginas, não era na intensidade que eu esperava. E mais uma vez, não foi algo ruim. A melhor parte ficou sendo as que o Thomas Wayne aparecia. O passado do pai do nosso cavaleiro das trevas me deixava aflita e grudada em cada frase, cada diálogo e cada atitude. Foi ótimo ler algo onde o foco não era o Batman em si. Foi ótimo saber sobre o passado de alguém que influenciou tanto Bruce Wayne. Conhecer o homem que Bruce tanto exaltava e tanto sentia falta. Eu imaginava um Thomas perfeito. Médico, marido, pai maravilhoso. E no livro nos é apresentado um Thomas cheio de ideais, amigo, apaixonado e falho. Um homem que quer o melhor pro mundo, mas que também comete erros e alguns desses erros bem grandes.

Outro ponto interessante e que vale ressaltar, é que o autor dá bastante ênfase ao Bruce Wayne como pessoa, como ser humano. O Batman aparece em vários momentos sim, mas os sentimentos, atitudes e fragilidades de Bruce são mais evidentes.

"Eu visto máscara para aterrorizar os outros. Como é estranho que a falta de uma máscara me aterrorize"

Tracy Hickman conseguiu colocar no papel personagens interessantes, bem construídos e com personalidades reais, humanas. Fiquei com medo que os personagens que já me são tão familiares, ficassem estranhos num livro, mas graças a Deus isso não aconteceu. Todos eles - Bruce, Alfred, Coringa, dentre outros. - foram bem retratados. E a trama muito bem amarrada.

A capa é lindíssima! No início de cada capítulo tem um desenho do simbolo do Batman e o resto da diagramação é perfeita. Eu simplesmente amei tudo.

Recomendo demais a leitura, tanto para os fãs, quanto para os que não conhecem tão bem o Batman.

Por: Mar

2 comentários:

  1. Olá, Mar!
    Li o recado de vocês no Skoob e vim conferir o blog. Primeiramente, preciso parabenizá-las pelo trabalho, está muito bom!

    Agora falando da resenha... Meu coração até bateu mais forte quando me deparei com essa postagem aqui! Confesso que não esperava ver "Wayne de Gotham" pelas páginas de um blog feminino.
    O livro é simplesmente fantástico. A princípio fiquei com medo de que Tracy estragasse o personagem, além de ser uma responsabilidade muito grande falar sobre um personagem tão mundialmente "top". Mas, felizmente, ele conseguiu fazer tudo, maravilhosamente, numa trama muito boa e com personagens muito bem trabalhados.

    Beijão, Miguel. Parágrafos e Capítulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não conheço muitas pessoas que tenham lido esse livro, por isso quis escrever essa resenha. Tive o mesmo medo que você. Que o autor estragasse o personagem. É realmente uma grande responsabilidade, mas ele fez bem feito.
      Fico feliz que tenha gostado <3 Muito obrigada pelos elogios e pelo comentário
      Mar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...